Dá uma clicada aqui!!! =D

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Dinâmica de acolhimento - 4º ano

Vamos recomeçar dividindo a produção imediatamente, pra não correr o risco de ficar só na mensagem de "bom ano letivo", como em 2013... XD

Pesquisei uma dinâmica na Internet para usar no primeiro dia de aula, mas na verdade não encontrei nada que atendesse completamente minha vontade de chata por natureza... =P Então usei um pedacinho de várias ideias que vi, bolei ideias de acordo com a necessidade do meu público e o resultado é esse. Caso você ache que meu trabalho se assemelha muito a algum dos seus, publique nos comentários, conversaremos e, se for o caso, publico as referências com o maior prazer!!! =D

Sei que uma dinâmica a essa altura não ajuda em nada porque as aulas já começaram e eu tô atrasada com a postagem muito, mas vou postar assim mesmo, porque eu sou cara-de-pau. =D

Dinâmica de Acolhimento
www.coisinhasdatiapoli.blogspot.com.br

Nome: A chama do Tempo e do Conhecimento

Objetivo: Promover o autoconhecimento e a interação entre alunos novos e veteranos. Mostrar que a escola é um local de aprendizagem, de amor mútuo e colaboração. Mostrar que respeitar os amigos e os educadores é fundamental para um bom andamento do ano letivo. Auxiliar no entendimento de que o tempo é valioso e, se bem usado, rende coisas maravilhosas para nossa vida.

Material: Fósforos, som com músicas alegres e de livre escolha (A Arca de Noé, por exemplo) folhas brancas, lápis e borrachas para todos os alunos.

Desenvolvimento: Distribuir folhas brancas aos alunos, ou usar o próprio caderno de Português, e pedir que escrevam informações sobre si mesmos, como seus nomes, idades, onde estudaram no ano anterior, como se veem (brincalhões, tímidos, alegres, retraídos, etc), como se sentem, enfim: que falem sobre eles, que discorram sobre si mesmos da forma mais detalhada possível.
Após esse momento, cada um se apresentará, porém com um detalhe: no início de cada apresentação, o professor acenderá um fósforo e o aluno terá o tempo de queima do palito para falar tudo o que escreveu de si mesmo.

Questionamentos: Entregar o texto “O Relógio”, de Vinícius de Moraes, pedir que leiam e incitar o debate:
-O tempo de queima do palito foi suficiente para falar tudo de si? 
-Conseguimos ouvir sobre os amigos com tão pouco tempo disponível?
-Você considera seu tempo algo valioso ou descartável?
-O que andamos fazendo com nosso tempo?
Insira outros questionamentos conforme o andar da conversa.

Conclusões esperadas: Devemos usar o tempo com sabedoria. Não achar que o tempo é algo a ser menosprezado. Precisamos usar o tempo a nosso benefício, por amor a nós mesmos e aos que nos cercam, e há tempo para tudo: brincar, arrumar seu quarto, estudar, etc.

Depois de terminada a dinâmica, cada aluno se apresenta inteiramente e colori a ilustração entregue com a música “O Relógio”, de Vinícius de Moraes, que achei no Ideia Criativa, da Gi Barbosa. Se possível, fazer um lanche com biscoito Passatempo para promover integração e descontração. =)

Vou dizer que foi muito bacana!!! Houve reflexão e um retorno bem legal da parte deles! 
Como não posso postar foto dos pequenos, vai uma das minhas, com cara de boba. Aliás, pode ser que vocês vejam muita bobeira por aqui... hihihi






Tô muito animada em voltar com o bloguinho!!!

Espero mesmo ajudar, porque eu ralo, mas também me divirto muito por aqui!!!

Beijocas!!! =D






Nenhum comentário:

Postar um comentário