Dá uma clicada aqui!!! =D

terça-feira, 10 de março de 2015

Pode ou não pode? Eu acho que...

Oi, gente!!!

Na minha rede de ensino usávamos o método da Sentenciação. Ele deixou de ser usado, mas sempre tem gente pedindo pra que eu poste mais material sobre ele, pois vários lugares ainda usam.

Falando sobre essa coisa de métodos, minha opinião é a de que não existe um método milagroso: vai do bom senso do professor observar seu público direto, a comunidade em que a escola está inserida, a realidade do prédio da escola e por aí vai. São vários fatores que formam a prática do professor. E a verdade é que, queiram ou não, em alguns momentos a criança precisa que sentemos ao seu lado e mostremos EXATAMENTE o que fazer. Exercícios ESPECÍFICOS em determinadas situações são válidos sim, por que não? E digo mais, mesmo que algumas pessoas morram do coração agora, não tô nem ligando, em casos beeeeemmm específicos, até atividades de REPETIÇÃO são válidas, na minha opinião!
E caligrafia, pode? PODE! Por que não pode? Por que muda a personalidade do discente? Por que interfere no seu processo de autoconhecimento? Gente, na boa... VAMOS TER BOM SENSO!!!
Não vou entupir os alunos com caligrafia, mas por que não dar uma forcinha pr'aquele que está sendo alfabetizado e sua letra não é legível nem por ele mesmo, às vezes? LETRA BONITA INTERFERE NA AUTOESTIMA DO EDUCANDO, MINHA GENTE!!! Caligrafia ajuda a aprender o desenho correto das letras, ajuda a aprender sobre organização espacial no uso do caderno, ajuda, por vezes, A TIRAR UM ALUNO DO BURACO!!! Sabe qual buraco? O da falta de amor-próprio, o buraco que FALA e a criança reverbaliza em sala "Eu sou burro, tia, não adianta...". O MESMO BURACO que faz um adolescente largar a escola PRA SEMPRE.

Imagem de um Jogo da Memória feito por mim, com ilustrações do noivo, que você encontra aqui. =)

Então é isso... Conhecer seus alunos, ter bom senso, estudar bastante e sempre!

Dá pra ficar um bom tempo falando sobre este assunto, né? rs

Enfim, esse post é pra dizer que vou continuar postando material da Sentenciação, que, na verdade, dá pra ser usado em vááárias situações!

Quem quiser trocar ideia, estou aqui. Um ajudando o outro é a melhor forma de caminhar pra frente!

Beijocas!!!

=D


2 comentários:

  1. Bom dia! vi seu comentário a respeito do alfabeto colorido que eu postei. Quero deixar claro que dei os créditos para o site no qual encontrei, o Portal Escola. Respeito sim o trabalho dos colegas blogueiros, em todas as minhas postagens dou os créditos devidos. Atualizei e dei os créditos ao blog Alfabetizando que foi o criador e a vcs tbm. De qualquer forma peço desculpas. Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      O alfabeto colorido foi criado pelo Alfabetizando com Mônica e Turma e colorida por nós, com autorização da Ivanna.
      Agradeço o respeito demonstrado e não poderia esperar nada diferente.

      Obrigada.

      Excluir